Praça Ao Sábado

Sábado de manhã é sinónimo de praça.

praça03
Quando era pequenino ia sempre com a minha mãe e os meus irmãos à praça comprar fruta e legumes frescos.
Aquela agitação matinal em que todos estão com medo que o bom e barato acabe rápido, a gritaria dos vendedores e as varinas. Aquele cheiro da fruta e dos legumes…
Hoje de manhã fui a praça com a minha mãe invés de irmos às grandes superfícies comerciais, e recordar tudo aquilo fez me ficar com um bom sorriso na cara.
A verdade é que hoje em dia já não vai tanta gente à praça comprar, pois têm tudo o que precisam nos supermercados.
E ver os vendedores todos contentes por estarmos a comprar ali, e estarmos ajuda-los, encheu-me o coração.

A isto eu chamo voltar às origens. Apesar do meu aspecto citadino, ADORO conviver com os tendeiros. E é daqui que eu venho, embora ninguém da minha família tenha feito disto vida, os meus avós paternos tiveram uma mercearia e a minha avó materna ia sempre à praça de manhã. Portanto sempre tive presente isto na memória.

Há pessoas preconceituosas com quem ganha a vida a vender na feira. Quando muitos dos feirantes são pessoas honestas e de bem que vendem para ter comida na mesa ao fim do dia.

No momento em que compramos lá e a senhora sorri para nós e nos diz ‘Muito Obrigada que Deus vos abençoe’ com um brilho nos olhos percebemos que com pouco se faz muito.

E mais uma fez volto a frisar, os supermercados vieram roubar o comércio a esta gente de bem com produtos com químicos titulando-os de ”frescos”.

praça02
Passámos numa banca em que uma ciganinha loirinha com o cabelo gigante coberto de caracóis estava a chorar a pedir uma caneta ao pai, e o pai disse que não tinha e que não podia ir comprar uma… A minha mãe ofereceu a dela e a felicidade da miúda com uma coisa tão simples.
O pai em tom de brincadeira (espero ahaha) perguntou à minha mãe se eu não queria ficar com a miúda para casar com ela (ele achou que era mais novo, ainda assim ahaha) a miúda deve ter uns 6 aninhos… Eu sei que pareço cigano 😂
Faz parte da cultura deles. Nós conhecemos aqueles ciganos e são super simpáticos.

praça01

Bem acabámos por comprar uns quantos cogumelos, umas cebolas e uns pêssegos e agora vou ajudar a minha mãe com o almoço!
Bom sábado a todos! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s